sexta-feira, 4 de setembro de 2009

*Seven

...A vida seguia seu rumo...
Estávamos em 1994, ano de copa do mundo, e o Brasil, diga-se de passagem, foi tetra-campeão...
Em meio a tantos alvoroços, havia uma coisinha que tava me deixando ansiosa...e com certeza nada tinha a ver com o Brasil, com a copa ou qualquer coisa parecida....era mês de julho, dia 23 faria 15 anos e tinha uma grande festa prometida para essse dia...desde pequena, sonhava com minha festa de 15 anos, que com certeza não teria se realizado se eu não tivesse ido morar em Fortaleza, pois meus pais não teriam condições para isso...
.. Tive uma mega-festa, ganhei um montão de presentes, foi uma noite hiper emocionante, teve missa especial lá na Igreja onde iamos todo sábado, eu tava vestida com um vestido de noiva, como era de costume na época, dancei valsa, tirei fotos, me diverti, e fui mimir depois agradecidíssima aquelas pessoas que tanto fizeram para me ajudar a realizar um sonho...
aquela foi a primeira vez que eu tive uma festa de aniversário, nunca tinha sequer visto nada daquilo, e isso aumentava ainda mais minha gratidão.
Estava na oitava série, ultimo ano lá no HB, pois lá não tinha o segundo grau (como era chamado na época, o que hj se chama ensino médio)
não gostávamos da ideia de deixar nossa ecola, pq aquela era sim a NOSSA ESCOLA, e até hj nenhuma escola foi tão minha...
O zelador era nosso amigão e as vezes tinha algum evento na escola de sábado ou mesmo quando não tinhamos aula na semana, a gente ia e depois que todos iam embora, ficávamos lá, de bate-papo com ele, geralmente eu, a Paula e o Marcio...as vezes ficávamos de bobeira, zanzando pela escola inteira, mas na maioria das vezes ficávamos fazendo o que mais gostávamos...filosofando...falando das nossas vidas!
aquilo era tão bom...a gente sentava no chão, dávamos altas risadas, e tudo parecia simples, esqueciamos nossos problemas, nossos anseios, e nos entregávamos aquele momento.
Nossa professora preferida era Aila...ela nos dava aulas de inglês e literatura, foi a pessoa que fez meu desejo e gosto pela leitura fluirem de vez, ela era uma biblioteca ambulante literalmente, lá na escola não havia biblioteca, mas havia Aila, que tinha centenas e centenas de livros de todos os tipo, nas aulas de literatura ela levava vários deles, e deixava que escolhêssemos o que queriamos levar para casa para lermos...eu e a Paula éramos sem dúvidas, as leitoras mais assíduas, eu mesma só naquele ano de 94, consegui ler 94 livros ... se pudesse passava o dia todo lendo, era fantástico...
.
.
Nos fins de semana, comecei a ter aulas para fazer a crisma, algo que é uma tradição de quem é católico, quando nasce tem o batismo, depois faz a primeira comunhão e depois a crisma, eu tava na idade de fazer a crisma, então a Dona Noeme me matriculou no curso, junto comigo no mesmo curso estavam a minha irmã e a Niedja, minha amiga da escola...a Aldenoura já tinha feito a Crisma, mas ia com a gente só prá poder sair um pouco de casa, queira ou não aquele era um momento meio livre...
Em outubro então fizemos a crisma, minha mãe e meu irmãozinho viajaram para Fortaleza prá participar, a Luci foi minha madrinha, foi bem legal, teve uma missa hiper-especial, depois uma virgilia....
Aliás 2004 foi mesmo o ano de festas e comemorações especias: meus 15 anos em julho, a crisma em outubro e no fim do ano, a formatura...
Não tivemos exatamente uma festa, só uma missa e um passeio a praia das fontes...mas foi bem legal, passamos o dia todo juntos e encerramos aquele ciclo de nossas vidas, que dali adiante seguiria rumo ao desconhecido ...
e quem nos ajudou a organizar tudo foi nossa teacher favorita...a Aila...
Depois da formatura, em Dezembro, como de costume viajei a casa dos meus pais, lá no sitio....lá no interior...
Viajar é sempre uma emoção, e essa viagem era mais que isso...era o dobro, o triplo de todas as emoções...só de pensar que tava chegando o dia eu já sentia um frio na espinha,rsrs...
Como era bom ir para casa..minha casa...minha gente! minha terrinha, meu quintal, minhas cadeiras de balanço...minha mãezinha, meu povo!
Mas ao chegar lá tive algumas noticias nada agradáveis...
O Z havia ido morar em Sao Paulo (isso eu já sabia) mas acontece que quando cheguei a minha casa, a familia dele havia recebido a noticia de que ele estava doente...muito doente! estava com meningite...e a cada hora recebiamos uma noticia diferente...
Meningite é uma doença traiçoeira...eu tenho pavor até dessa palavra, se até hoje ela apavora, imagine então, 15 anos atras...era bem pior!
Diziam e dizem (confesso que nunca me informei se é bem assim) que há três tipos de meningite:
uma que mata em 24hs
uma que deixa a pessoa com algum tipo de deficiência, ou alguns,sei lá.
e uma que você faz um tratamento e fica ótimo depois, sem sequelas.
E graças a Deus foi esse o caso dele, mas como estávamos a quilômetros e quilômetros de distância, era terrivel esperar por notícias...mas tudo acabou bem e ele ficou totalmente curado ...

Só que aquelas férias nao foram muito boas, nada parecidas com o q eu esperava...
passei praticamente as férias todas preocupada com ele..aquele lugar me lembrava demais ele, tá ali e saber que ele não ia aparecer já era chato, imagina então saber que ele tava entre a vida e a morte....nem gosto de lembrar da minha agonia....
mas passou....
...e assim se foi mais um aninho!
...

2 comentários:

Charro disse...

Nãop vai atualizar mais não!!

*Grá* disse...

está faltando tempooooo :P